Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

Voltar à página inicial

 

No dia 21 de julho de 2012, foi realizado o ritual de conclusão da kituminu kia kanundeko Mivu (Obrigação de 14 anos) do Tata Zaze Loiá.

A Obrigação seguiu como de praxe todas as seqüências de rituais que antecede a saída em sala (realizada no sábado), onde tivemos uma semana repleta de trabalhos, rituais, kimenga de Aluvaiá e Ungira etc. Na quinta feira que antecedeu a saída do sábado tivemos a kimenga ao Nkisse Nzazi (Patriarca da nossa Nzô), Nkisse Matamba e aos  Nkisses Nkosse, Dandalunda e Lembá, todos Nkisses que compõe o enredo de Santo do Tata Zaze Loiá.

Agradecemos a todos os filhos de Santo que participaram desde a segunda-feira até o término das obrigações no sábado, onde compartilhamos juntos diariamente de todos os momentos, desde as refeições Kukia Mbongo (Café da Manhã), Kudiaulá (Almoço), Kumanguna (Jantar), até os Pangus (Ritos) mais complexos, e a todos que participaram indiretamente para que essa obrigação pudesse ser realizada.

Agradecemos a presença de todos que estiveram no ritual de conclusão de obrigação de 14 anos, assistentes, amigos, simpatizantes e em especial todos os filhos de Santo.

Em especial agradecemos aos nossos tios de Santo, Ekedis, Ogãns e irmãos que marcaram sua presença desde as obrigações até a saída no sábado.

Em especial ao Tateto Ossakiné (Federação Ossakiné Katuloiá) por realizar essa obrigação de 14 anos em seu filho de Santo, pois Tateto Ossakiné foi quem iniciou Tata Zaze Loiá (Pai Ivan) no Candomblé Angola, executando todos suas obrigações, entrega de sua Kuia (Ordenação Sacerdotal) e hoje graças a Zambi realiza a Obrigação de 14 anos em seu filho de Santo.

Nosso muito obrigado, em nome de todos os seus netos de Santo, principalmente por tê-lo como avô de Santo, consubstanciando essa linda família religiosa.

" Meu Pai, Tata Ossakiné, meu muito obrigado por fazer parte da minha vida espiritual e pessoal, por me fazer nascer ao mundo dos Nkisses, por todos os ensinamentos, compreensão e carinho que sempre teve por mim. Do fundo do meu coração e com todo meu amor, meu muito obrigado"

Tata Zaze Loiá ( Pai Ivan )

 


Momento em que Tata Zaze Loiá bate Paó nos locais sagrados da Nzô - Entrada da sala - Mina - Ngomas - Kialu de Nzazi

 

Tata Ossakiné (Pai Roberto), explanando sobre a trajetória espiritual de Pai Ivan, e explicando sobre obrigação de 14 anos

Momento em que o Nkisse Nzazi incorpora em Pai Ivan

 


 

 

1ª Saída - Nkisse Nzazi dança em sala com o fogo em seu mutuê (cabeça)

 


 

2ª saída - Nzazi distribui seu Amalá a todos os presentes

 

 


 

3ª saída - Nzazi sai em sala acompanhado pelas Nkisses Matamba e Dandalunda e por seu filho carnal Tata Kambandu - Mukunjingala - Kauã de Lembaringanga, respectivamente Nkisses de suas filhas carnais Thaís de Matamba (Oyájôoni) e Bruna de Dandalunda

 

 

Vídeo 1                    Vídeo 2