Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

Voltar à página inicial

 

21/01/2013 - Aconteceu o evento contra a intolerância Religiosa em São Paulo.

Nossa Confederação esteve nesse evento tão importante com a presença de seu Dirigente Espiritual - Tata Zaze Loiá Ará
 Pai Ivan.

 

O Brasil celebra hoje o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O 21 de Janeiro teve sua origem em Salvador, cidade emblemática do sincretismo religioso. A data foi inicialmente instituída pela Câmara Municipal de Salvador, que criou o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, fruto do Projeto de Lei 6.464/04, de autoria da vereadora Olívia Santana (PCdoB).

 

A iniciativa serviu de inspiração para a Lei 11.635/07, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA). A lei foi  que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituindo assim  a data como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa  e incluindo-a no Calendário Cívico da União para efeitos de comemoração oficial.

Celebração e reflexão

O dia 21 de janeiro marca a passagem da morte da yalorixá Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda. A líder religiosa passou por uma série de complicações após ter sido atacada pelo jornal Folha Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus, no ano de 1999, vindo a falecer no ano seguinte. Na matéria, a yalorixá foi tratada como “charlatã” e “macumbeira”.

Após o ocorrido, a família da vítima encampou uma luta jurídica em busca de punição para os culpados, obtendo êxitos e enfrentando alguns revezes, como a redução do valor inicialmente fixado para a indenização. O caso se tornou um emblema da luta contra a intolerância religiosa.

Fonte: Unegro