Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

Voltar à página inicial

 

Nkudiá Mutuê
(Borí)

Dentro das inúmeras liturgias do Candomblé Angola, existe uma de extrema importância que chamamos de Nkudiá Mutuê (Borí), que popularmente dizemos  “alimentar a cabeça” ou “dar de comer a cabeça”.

O Nkudiá Mutuê tem como objetivo propiciar um equilíbrio mental e espiritual para qualquer pessoa, não tendo a necessidade do indivíduo ser iniciado, médium ou um adepto propriamente dito.

Trata-se de um ritual individual, particularizado, cujos resultados são extremamente positivos, especialmente para pessoas que sofrem ou sofreram de transtornos mentais por estresse, fadiga, depressões, traumas psicológicos e todo e qualquer desequilíbrio de ordem mental que culmina na perda da homeostase orgânica por deficiência de energia mental e espiritual.

Ele também é um ótimo preditivo para médiuns de incorporação (rodantes) para fortalecer mecanismos mediúnicos como a modalidade da incorporação etc., e nos processos de iniciação de muzenza  antecedendo o ato da iniciação.

Nele também o indivíduo conhece de maneira exotérica (forma externa de conhecimento) um pouco dos conceitos do Candomblé Angola.

Vale lembrar que o Nkudiá Mutuê é um ritual diretamente ligado ao Nkisse Lembá, Nkisse da paz, sabedoria, equilíbrio mental etc., daí o resultado de toda harmonia, paz e bem estar que será propiciado.

 

Caso queria esclarecer suas dúvidas sobre a realização e objetivos desse ritual, nos procure que daremos todas as informações necessárias.