Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

Uma vida dedicada à espiritualidade.

 

Pai Ivan nasceu em 06 de setembro de 1971, sendo iniciado na religião Umbandista antes mesmo de nascer (no ventre de sua mãe), sendo que seus Pais carnais já freqüentavam o Terreiro de Pai Zezinho de Oxossi, Pai espiritual de sua futura Mãe Santo – Mãe Maria de Xangô. O Pai carnal de Ivan era Ogã do Terreiro da Mãe Maria de Xangô, e por diversas vezes teve que tirar seu filho Ivan, ainda neném engatinhando pelas cadeiras dos atabaques. Assim foi resumidamente a infância de Pai Ivan e ao passar dos tempos fora iniciado Ogã com seus 10 anos de idade, e no decorrer o desenvolvimento de sua vida mediúnica começando a trabalhar mediunicamente.

Seu Padrinho – Mazinho -  Cambono chefe foi um espelho para Pai Ivan, sempre o ensinando, não só dos fundamentos Umbandista mas sim conduta exemplar de um ser Humano. Aos 17 anos Pai Ivan estava com seu mediunismo extremamente estruturado e o caminho Sacerdotal era inevitável.

Em 14 de setembro de 1991 Pai Ivan fundou sua Casa Religiosa – Tenda de Umbanda Caboclo Tupã Flecheiro das Cachoeiras e Pai Camargo do Congo no bairro do Tatuapé – SP, na praça 20 de janeiro nº22 - fundos. Após alguns anos filiou-se à Federação União dos Centros de Umbanda e Candomblé Ossá Akiné Katuloiá onde iniciou-se no Culto dos Nkissesno ano 1997 pelo Sacerdote Pai Roberto do Obaluaê. Pai Ivan recebeu das mãos de Pai Roberto sua Cuia (Completando suas obrigações e alcançando o Sacerdócio do Culto dos Nkisses).

No ano de 1999 Tata Zaze Loiá Ará (Pai Ivan) assim como é chamado hoje pela sua Adjina no Culto Angola fundou a Federação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará do Estado de São Paulo, o qual teve um grande salto de progresso religioso, agradecendo a pessoas importantíssimas que participaram do processo dessa fundação como: Dra. Vera Lúcia, o saudoso e inesquecível Mestre Tupinambá (SOUCESP), o qual não mediu esforços em ajuda-lo em momentos de grandes necessidades.

Hoje a Federação possui mais 2 templos sedes situado em Santa Isabel (Interior Paulista) e Praia Grande (Litoral Paulista), onde suas atividades religiosas, culturais, sociais está a todo vapor.

Nesse ano de 2006 obtivemos com grande sucesso o 1º Afoxé (Cortejo religioso seguido de dança e festividades) Zaze Loiá Ará, com o objetivo de mostrar que nossa religião e outras de matrizes Afro tem a mesma importância cultural, social, Teológica como tantas outras em nosso Brasil a fora.

 

Esclarecimentos:

Hoje nas atividades da Federação executamos dois ritos separadamente entre sí, a Umbanda e o Candomblé Angola. Ambos são ritualizados e cultuados de maneiras distintas, pois cada um tem suas particularidades, origens e fundamentos próprios. Em alguns momentos  numa visão grossa a grande maioria até pode confundir e levar a interpretação do dito Umbandomblé – pura desinformação! Denominação que dentro de nosso humilde conhecimento foge por completo da essência tanto de um culto como de outro.

Pai Ivan por ter sido iniciado na Umbanda e também no Candonblé Angola, por ter passado pelos processos do Sacerdócio de ambos os cultos, se sente a vontade, qualificado possuindo ordens e direitos à praticá-los de maneira distinta, o que também não  deixa ele e a quem quer que o faça de maneira correta e sagrada, nem mais ou menos achando que uma é mais que a outra e vice-versa.

Toda Espiritualidade trabalha em comunhão, portanto...

 

Agradecimentos:

 

Mãe Maria do Xangô "in memorian" – quem o iniciou na Umbanda.

Mãe Carmem de Inhasã “in memorian”

Mãe Melrri de Xangô

Mãe Durvalina da Oxum

Pai Roberto de Obaluaê – quem o iniciou no Culto aos Nkisses

Mãe Kaiandewá