Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará
Os textos abaixo mostram uma visão extremamente superficial de nossos fundamentos.Os aspectos Teogônicos e Sacerdotais só são transmitidos em caráter iniciático e pessoal.
As casa de santo da nação Angola tem em sua estrutura os cargos preenchidos por essas pessoas habilitadas a desempenharem as diversas funções dentro do axé.
Colocamos
na íntegra esses cargos.
1-
Tata Ria Inkice – Pai, Zelador
2-
Mameto Ria Inkice – Mãe, Zeladora
3-
Tata Ndenge – Pai pequeno
4-
Eakota tororó ou mameto Ndenge – Mãe pequena
5-
Kissicaran Gombe – Ogã
6-
Tata Kambuí – Tocador de atabaques
7-
Kivonda – o qie sacrifica os animais
8-
Kinsaba – colhedor de folhas
9-
Mona Inkice – Filho de Santo
10-Kutala
– Herdeiro da Casa
11-Makota
– Ekedi
12-Kijingu
– Cargo, dado no Jamberessu (cuia)
13-Tata
Nganga – Jogador de búzios (caçueto)
14-Zakaê
Npanzo – Árvores (troncos) colocados nas portas dos santos
OBS:Esses
troncos representam os ancestrais (Baculu)
15-Munzenza-
é o preterido ao culto, impropriamente chamado Iyaô. O termo munzenza
significa ignorante,leigo.
16-Mona
Xikola – é o iniciado, Iyaô, Abian
17-Kalungombe
– Tata de Numbi (Egum)
18-Dizungu
Kilumbe – saída de Santo
19-Dimba
Inkice – São as obrigações dadas aos Santos
20-Kumbi
Ngoma – Dias de toque
21-Kufumala
- Defumações
22-Dizungu
Nlungu – Ordem do barco
1º-Kamoxi Mona Xicola
2º-Kaiari Mona Xikola
3º-Katatu Mona Xikola
4º-Kakuãna Mona Xikola
23-Sukurankise
–Troca das águas das quartinhas
24-Kota
– São as EGBOMIS, filhos com mais de 7 anos de feitura.