Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará
Os textos abaixo mostram uma visão extremamente superficial de nossos fundamentos.Os aspectos Teogônicos e Sacerdotais só são transmitidos em caráter iniciático e pessoal.
 
As casa de santo da nação Angola tem em sua estrutura os cargos preenchidos por essas pessoas habilitadas a desempenharem as diversas funções dentro do axé.
Colocamos
  na íntegra esses cargos.
 
1-   
  Tata Ria Inkice – Pai, Zelador
2-   
  Mameto Ria Inkice – Mãe, Zeladora
3-   
  Tata Ndenge – Pai pequeno
4-   
  Eakota tororó ou mameto Ndenge – Mãe pequena
5-   
  Kissicaran Gombe – Ogã
6-   
  Tata Kambuí – Tocador de atabaques
7-   
  Kivonda – o qie sacrifica os animais
8-   
  Kinsaba – colhedor de folhas
9-   
  Mona Inkice – Filho de Santo
10-Kutala
  – Herdeiro da Casa
11-Makota
  – Ekedi
12-Kijingu
  – Cargo, dado no Jamberessu (cuia)
13-Tata
  Nganga – Jogador de búzios (caçueto)
14-Zakaê
  Npanzo – Árvores (troncos) colocados nas portas dos santos
OBS:Esses
  troncos representam os ancestrais (Baculu)
15-Munzenza-
  é o preterido ao culto, impropriamente chamado Iyaô. O termo munzenza
  significa ignorante,leigo.
16-Mona
  Xikola – é o iniciado, Iyaô, Abian
17-Kalungombe
  – Tata de Numbi (Egum)
18-Dizungu
  Kilumbe – saída de Santo
19-Dimba
  Inkice – São as obrigações dadas aos Santos
20-Kumbi
  Ngoma – Dias de toque
21-Kufumala
  - Defumações
22-Dizungu
  Nlungu – Ordem  do barco
    
  1º-Kamoxi Mona Xicola
    
  2º-Kaiari Mona Xikola
    
  3º-Katatu Mona Xikola
    
  4º-Kakuãna Mona Xikola
23-Sukurankise
  –Troca das águas das quartinhas
24-Kota
  – São as EGBOMIS, filhos com mais de 7 anos de feitura.