Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

 

20 de novembro

Dia nacional de Zumbi dos Palmares e da

Consciência Negra

Relembrando a história e seus povos é infelizmente inegável que um sobrepujava o outro, principalmente pela força bruta. Esse triste pensamento levou a todo processo escravagista Brasileiro, período onde nossos irmãos Africanos foram brutalmente violentados fisicamente e culturalmente pela escravidão. Esse infeliz período gerou marcas tão profundas, quase irreparáveis na formação cultural e social do Brasil. O preconceito, a marginalização dos povos de etnias Africanas é algo ridiculamente cultivados até hoje por parte da população Brasileira, reflexo de uma cultura colonial européia,  que de geração a geração ensinava aos seus descendentes a minimizar e humilhar outros povos em especial os Africanos e Afro-Brasileiros.

Essa cultura de preconceito levou a um desequilíbrio social tão grande, que a grande maioria da população afrodescendente forçosamente foi excluída de toda inserção de desenvolvimento humano na sociedade Brasileira.

Muitos ainda insistem em negar os fatos de que os afrodescendentes  foram excluídos, sempre apelam para o mesmo discurso falacioso de que eles se auto excluem na sociedade etc. Todo esse pensamento nada mais é do que o resultado dessa cultura horrível que à séculos perdura.

O Governo Brasileiro dentro de suas várias políticas públicas - sociais, criou o dia da Consciência Negra, para que a sociedade possa refletir sobre todo mau feito a qual os Africanos e seus descendentes foram acometidos, que possamos refletir na inserção do Afro-Brasileiro na sociedade. Precisamos entender que em pleno século XXI não podemos mais ter atitudes preconceituosas, racistas, pois todo povo Brasileiro deve a sua existência social e cultural também aos povos de cultura Africana, nosso país foi formado basicamente por índios, negros e brancos.

Precisamos entender que políticas de igualdade racial infelizmente são necessárias na tentativa de equalizar as diferenças sociais que a história em seu triste percurso gerou.

Vamos refletir sobre essa que foi sem dúvida nenhuma o maior atraso humano que uma nação pode cometer, a escravidão.

 

Nzambi a tu bene Nguzu !

Que Deus nos ajude a seguir !

 

Essa é nosso pequeno reconhecimento a todos os nossos antepassados e a todos os Afro-descendentes do nosso Brasil.

 

Diga não ao racismo !