Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

Voltar à página inicial

 

Semana Santa e o Fechamento de Corpo

A sexta feira Santa em alguns Templos de Candomblé exerce um papel litúrgico bastante significativo. Ele tem grande envolvimento com o sincretismo Cristão, pois exerce forte ligação entre as Divindades Oxalá (nação Ketu), Lembá (nação Angola) filho de Zambi (Deus) com Jesus Cristo – filho de Deus. Interpreta-se que sexta feira é o dia consagrado à Lembá. – sincretizado em Jesus Cristo. Seguindo a doutrina Cristã e toda história da vida de Cristo atribui-se a sexta feira Santa o dia da crucificação e “morte” de Cristo e tal doutrina foi inserida e sincretizada nos preceitos do Candomblé. Vale afirmar que nem todos os Templos de Candomblé adotam o sincretismo religioso ou a devoção Cristã. Mas retomando aos Templos que adotam seja o sincretismo, seja a doutrina Cristã, a semana Santa é envolvida em uma série de rituais, preceitos e seus fundamentos buscam ligar os filhos de Santo ou simpatizantes a uma comunhão especial com Cristo dentro da visão Africana. Vários são os rituais que envolvem a semana Santa, ex.: Orações diárias, ritual do Lorogum (em algumas casas), alimentação específica, abstinências, fechamento de corpo etc. Na sexta feira Santa é muito comum acontecer um ritual denominado de Fechamento de Corpo, cujo objetivo é proteger, guardar, abençoar o indivíduo contra todo mau espiritual, mental e físico, por ser o dia do evento de maior importância na doutrina Cristã. Basicamente o rito consiste em Curas (escarificações superficiais) nos braços, peito e costa, aplicando em seguida pós de Pemba, Uaji, Ervas sobre as curas, dentro de um rigoroso ritual e orações.  Além desses rituais, o objetivo maior é fazer com que o indivíduo faça uma autoanálise de sua pessoa, buscando melhoras ensinadas pela doutrina Cristã, que aplique todos os atributos ensinados por Cristo Jesus, como a paz, amor, respeito, fraternidade etc. Cristo não fundou nenhuma religião, deixou sua doutrina e cultura universal de respeito, amor, bondade etc.

Nossa Confederação lembra a todos os Templos religiosos que adotam rituais como o Fechameto de corpo, curas etc, que utilizam materiais perfuro cortantes, que sempre faça de maneira individual, utilizando materiais estéreis e descartáveis com total higiene e segurança. JAMAIS usem o mesmo material para outras pessoas. Zele pela saúde do indivíduo.

 

No ultimo dia 06 de abril de 2012 (Sexta Feira Santa) aconteceu o ritual de Fechamento de Corpo em nossa Confederação. Agradecemos aos participantes:

Anelita de Dandalunda / Michele de Matamba / Makota Zakitaremi Danju Ará / Mãe Maria de Xangô / Sabata do Zaze / Janaina de Matamba /  Pai Luiz de Xangô / Tadeu de Nkosse / Conceição de Zumbaranda / Ailton / Diogo de Lembaringanga / Gilberto de Mutalumbo / Clodoaldo / Everton / Ulisses / Edson de Kavungo / Lembazamafurama Ará (Uiliam) / Paulo de Mutalumbo / Ana Paula de Kaiá / Edson de Lembaringanga / Luiza de Kaiá / Antonio de Lembaringanga / Daniela de Kaiá / Cida de Lembaringanga / Sandra de Zumbaranda / Silvia de Dandalunda / Mãe Angela de Oxum / Elizabethe do Zaze / Andrea Martins / Ivan Aparecido / Mãe Célia de Inhasã / Bruna de Dandalunda / Oyájôoni Ará (Thaís) / Mãe Andreia de Inhasã / Tata Ará Mukujingala (Kauã) / Tata Ará Panfundi (Zaze Rodrigues) / Paloma de Assacitamba / Bianca da Matamba / Zamum Dundu Ará (Robson).