Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará
Os textos abaixo mostram uma visão extremamente superficial de nossos fundamentos.Os aspectos Teogônicos e Sacerdotais só são transmitidos em caráter iniciático e pessoal.
Uma das características do 
  povo de Angola importantes são a língua o kimbundo e o kicongo
  que emprestam muitas palavras ao português.
  As referências dos Jinkisi/Akixi e algumas referências aos Orixás yorubá mais 
  conhecidos, entendamos estas semelhanças como caminhos, e não como 
  individualidades.
  No Brasil os cultos que prevalecem nos candomblés Angola, Congo (com algumas 
  variações de casa para casa ou de família para família de culto). 
  Pambu Njila - Nkosi - Katendê - Mutakalambô - Nsumbu - Kindembu - Nzazi - 
  Hongolo - Matamba - Ndanda Lunda - Nkaia - Nzumbá - Nkasuté Lembá - 
  Lembarenganga
  Os mais velhos trouxeram cantigas, rezas, tudo em Kimbundo e Kikongo (algumas 
  também em Umbundo e outros dialetos). Muita coisa se perdeu até mesmo por 
  haver a associação com as tradições Jeje nagô, que foi em ultima instância 
  prejudicial para as tradições bantu.
  Não que estas sejam mais certas ou mais erradas, mas que cada tradição deve 
  ser mantida e respeitada, pois faz parte da história da própria humanidade, de 
  como nos organizamos, como desenvolvemos outros falares, de como nos 
  organizamos como sociedade, etc. e ao que parece, tínhamos um culto primitivo 
  comum que com as distâncias das eras e também geográficas foi se modificando e 
  incorporando novos elementos.
  Acima de tudo está Nzambi Mpungu (um dos seus títulos) Deus criador de todas 
  as coisas. Alguns povos bantu chamam Deus de Sukula outros de Kalunga e outros 
  nomes ainda associam-se a estes.
  O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em situações extremas 
  eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das aldeias, em beira de rios, 
  embaixo de árvores, ao redor de fogueiras. Não tem representação física, pois 
  os Bantu o concebe como o incriado, o que representa-lo seria um sacrilégio, 
  uma vez que Ele não tem forma.
  No final de todo ritual Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de 
  tudo.
  OS CARGOS NA NAÇÃO DE ANGOLA
  A partir da Mameto de inkice Maria Nenen e de outros Tatetos como, Jubiabá, 
  Olegário, Bernardinho, Ciriaco, Joãzinho da Goméia, Tombeici o culto Banto ou 
  Candomblé da Nação de Angola, como é chamado o culto no Brasil, teve maior 
  destaque na comunidade afro-brasileira.
  Estes negros ou bantos, como eram chamados devido a língua que falavam, 
  seguiam a tradição religiosa de lugares como: Casanje, Munjolo, Cabinda, 
  Luanda entre outros.
  Mas, o culto banto tem sua liturgia particular e muito diferenciada das 
  culturas yorubá e fon.
  História dos povos Banto
  A grande maioria dos 11.000.000 habitantes que formam a população de Angola, 
  são de origem Bantu. No entanto, outra considerável parte é formada por 
  misturas que começaram muito cedo: primeiramente. entre os diversos grupos que 
  migraram para o território e depois com Europeus (na grande maioria 
  Portugueses) durante a colonização. Existem ainda algumas minorias que não são 
  Bantu, como os Bochimane e um considerável número de Europeus. Há 3000 ou 
  talvez 4000 anos atrás, os Bantu sairam da selva equatorial (a região que é 
  hoje ocupada pelos Camarões e pela Nigéria) e dividiram-se em dois movimentos 
  diferentes: para o Sul e para Este criando a maior migração jamais vista na 
  áfrica. De causa desconhecida, esta migração continuou até ao século XIX. A 
  selva equatorial era uma área de passagem impossível. Só o machado ou o 
  cutelo, a rápida e nutritiva produção de banana e o inhame possibilitaram uma 
  façanha que durou séculos. O excelente nível de nutrição deu lugar a uma 
  invulgar explosão demográfica. A exuberância da selva equatorial, os rios e 
  lagos das grandes savanas, tão bons para a agricultura e a descoberta do ferro 
  - um mineral muito comum na áfrica - deram força à grande aventura. Caminhando 
  sempre em direcção ao Sul. estes vigorosos, armados, organizados e jovens 
  povos, venceram e fizeram escravos os indefesos pigmeus e os Bochimane. 
  O nome Bantu não se refere a uma unidade racial. A sua formação e migração 
  originou uma enorme variedade de cruzamentos. Existem aproximadamente 500 
  povos Bantu. Assim, não podemos falar de uma raça Bantu, mas sim de povo Bantu, 
  isto significa uma comunidade cultural com uma civilização comum e linguagens 
  similares. Depois de muitos séculos de movimentações, cruzamentos, guerras e 
  doenças, os grupos Bantu mantiveram as raízes da sua origem comum. A palavra 
  Bantu aplica-se a uma civilização que manteve a sua unidade e foi desenvolvida 
  por pessoas de raça negra. O radical ntu, vulgar para a maioria das línguas 
  Bantu, significa homem, ser humano e ba é o plural. Assim, Bantu significa 
  homens, seres humanos. Os dialectos Bantu, e existem centenas, têm uma tal 
  semelhança que só pode ser justificada por uma origem comum. Os povos Bantu, 
  além do semelhante nível linguístico, mantiveram uma base de crenças, rituais 
  e costumes muito similares; uma cultura com características idênticas e 
  específicas que os tornam semelhantes e agrupados. 
  Fora da sua identidade social, são caracterizados por uma tecnologia variada, 
  uma escultura de grande originalidade estilística, uma incrível sabedoria 
  empírica e um discurso forte e interessante com sinais de expressão 
  intelectual. As línguas faladas hoje em Angola, são por ordem de antiguidade: 
  Bochiman, Bantu e Português. Das três só o Português tem uma forma escrita. Os 
  dialectos Bantu, apresentam uma unidade genealógica. Homburger, um eminente 
  estudioso do Bantu diz que o primeiro ponto obtido no domínio da linguística 
  comparada foi a unidade dos povos Bantu. Também diz, tendo em conta a história 
  desta unidade, que os primeiros descobridores Portugueses viram que os 
  Angolanos conseguiam comunicar com os povos da costa Moçambicana. Os Bantu 
  Angolanos estão divididos em 9 grupos etnolinguísticos: Quicongo, Quimbundo, 
  Luanda-Quioco (Tchôkwe), Mbundo, Ganguela, Nhaneca-Humbe, Ambó, Herero e 
  Xindonga, que por seu turno estão subdivididos em cerca de 100 subgrupos, 
  tradicionalmente chamadas tribos. 
  Abaixo, encontram-se desmembrados os cargos e funções em um Candomblé Banto: 
  Tata Ria Inkice - Zelador / Pai
  Mameto Ria Inkice - Zeladora / Mãe
  Tata Ndenge - Pai pequeno
  Kixika Ingoma - Tocador
  Tata Kambono - Ogan
  Tatta Kivonda - Aquele que sacrifica os animais
  Kinsaba - O que colhe folhas
  Kikala Mukaxe- Filho de santo
  Tata Utala - Herdeiro da casa
  Macota -Dikota - Ekedi
  Kijingu - Cargo
  Tata Unganga - O que joga búzios
  Zakae Npanzo- Troncos de árvores colocados nas portas dos santos.
  OS CARGOS NA NAÇÃO DE ANGOLA 
  A partir da Mameto Ria Nkise Maria Nenen e de outros Tatetos como Bernardinho 
  e Ciri Aco, o culto banto ou Candomblé da Nação de Angola, como é chamado o 
  culto no Brasil, teve maior destaque na comunidade afro-brasileira. Estes 
  negros ou bantos, como eram chamados devido a língua que falavam, seguiam a 
  tradição religiosa de lugares como: Kassanje, Munjolo, Kabinda, Luanda entre 
  outros. Mas, o culto banto tem sua liturgia particular e muito diferenciada 
  das culturas yorubá e fon. 
  Abaixo, encontram-se desmembrados os cargos e funções em um Candomblé Banto:
  
  Menen-Menen Bom Dia Anangaiu Boa Tarde Ingorossi Boa Noite Tata Ngana-Mesú 
  Babalaô - Sacerdote de Ifá Tata Ria Nkise Zelador / Pai Mameto Ria Nkise 
  Zeladora / Mãe Tata Ndenge Pai pequeno Kixika Ingoma Tocador Tata Kambono Ogan 
  Tata Kivonda ou Tata Musati Aquele que sacrifica os animais Kinsaba O que 
  colhe folhas Kikala Mukaxe Filho de santo Tata Utala Herdeiro da casa Makota 
  Ekedi Kijingu Cargo Tata Unganga O que joga búzios Zakae Npanzo Troncos de 
  árvores colocados nas portas dos santos Munzenza Iniciado Ndunbe ou Ntanji 
  Abian Vumbi Egun Dizungu Kilumbe Saída de santo Dimba Inkice Obrigações 
  oferecidas aos Santos Kumbi Ngoma Dias de toque Kufumala Defumação Dizungu 
  Nlungu Ordem do barco*** Sukuranise Troca das águas nas quartinhas Kota Filhos 
  com mais de 07 anos de feitura 
  ***Ordem do barco:01ºMuzenza Kamoxi Rianga (Kadianga)02ºMuzenza Kaiai 
  Kairi03ºMuzenza Katatu Kairi04ºMuzenza Kakuãna 
  Kauanã05ºMuzenza_Katanu06ºMuzenza Lusamanu07ºMuzenza 
  Kasanbuadi08ºMuzenza_kanaké09ºMuzenza_kavua10ºMuzenza kakuinhi
  OS NOMES DOS NKISES
  Na Angola os Nkises são masculinos E Nkisi amês são femininos
  Os Nkises
  Os Nkises são para os Bantus o mesmo que orixás para os Yorubás, ou ainda, o 
  mesmo que vodum para os Daometanos. Muitos autores cometem o mesmo erro ao 
  tratar das semelhanças existentes entre um Nkise, orixá ou vodum, pois 
  confundem semelhanças com correspondência, fazendo-nos acreditar que na 
  verdade se tratam da mesma divindade apenas com nome distinto. Esta visão é 
  equivocada, e cabe a nós desfazermos tal equívoco. Cada Nkise, orixá ou vodum 
  possui peculiaridades próprias, tratamento e culto diferenciados. Pode-se sim, 
  dizer que existem pequenas coincidências, como por exemplo o fato de Kabila, 
  Oxósse e Otulu serem caçadores, ou ainda, por usarem as mesmas cores. Mas não 
  há que se confundir um e outro, pois mesmo em suas origens na África se 
  diferem, sendo o primeiro ( Kabila ) originário do Congo, o segundo (Oxósse) 
  originário das terras Yorubás e o último ( Otulu ) do Reino do Dahomé. Desta 
  forma, elenco abaixo alguns dos Nkises de Angola e Congo, sem fazer qualquer 
  correspondência entre orixá ou vodum, dando ao lado de seus nomes uma breve 
  descrição :
  Aluvaiá, Bombojira, Vangira (feminino), Pambu Njila.
  É o Nkise responsável pela comunicação entre as divindades e os homens. Está 
  nas ruas, é a este Nkise que pertencem as "bu dibidika jinjila" 
  (encruzilhadas). Suas cores são preto, vermelho, sua saudação: Kiuá Luvaiá 
  Ngananzila Kiuá (Viva Aluvaiá, Senhor dos Caminhos)
  Nkosi Mukumbe, Roxi Mukumbe.
  É o Nkise da guerra, das estradas. É a ele que se fazem oferendas com o fim de 
  obter abertura de caminhos. Sua cor é o azul escuro, sua saudação: Luna 
  Kubanga Mueto - Nkosi ê (Aquele que briga por nós - Nkosi ê)
  Kabila, Mutalambô, Burungunzo.
  Nkise caçador, habita as florestas ou montanhas. É o responsável pela fartura, 
  pela abundância de alimentos. Suas cores: verde para Mutalambô, Kabila e 
  Burungunzo, e verde, azul e amarelo para Gongobira, sua saudação: Kabila Duilu 
  - Kabila (Caçador dos Céus - Kabila)
  Gongobira.
  É um jovem caçador que obtém, seu sustento ora através da caça, ora através da 
  pesca. Suas características são as mesmas das dos caçadores ( Kabila, Mutambô, 
  Lambaranguange) unidas as características dos Nkises da água doce ( Kisimbe, 
  Samba ). Suas cores: verde cristal, azul cristal e amarelo ouro, sua saudação: 
  Mutoni Kamona Gongobira - Muanza ê (Pescador Menino Gongobira - Rio ê)
  Katendê.
  Nkise dono dos segredos das " nsabas" ( folhas, ervas ). Sua cor é o verde ou 
  verde e branco, sua saudação: Kisaba kiasambuká - Katendê (Folha Sagrada - 
  Katendê)
  Zaze, Luango.
  Nkise responsável pela distribuição da Justiça entre os homens. Suas cores 
  são: vermelho e branco, sua saudação: A Ku Menekene Usoba Nzaji - Nzaze (Salve 
  o Rei dos Raios - Grande Raio)
  Kaviungo ou Kavungo, Kafungê e Kingongo.
  É o Nkise responsável pela saúde, estando intimamente ligado a morte. Usa 
  preto, vermelho, branco e marrom, sua saudação: Tateto Mateba Sakula Oiza - 
  Dixibe (O Pai da Ráfia Está Chegando - Silêncio)
  Angorô e Angoroméa.
  Assim como Njira, auxiliam na comunicação entre as divindades e os homens. São 
  representados por uma cobra, sendo o primeiro ( Angorô ) masculino e o segundo 
  ( Angoroméa ) feminino, sua saudação: Nganá Kalabasa - Angorô Le (Senhor do 
  Arco Íris - Angorô Hoje
  Kitembo ou Tempo.
  É o responsável pelo tempo de forma geral, e especificamente, pelas mudanças 
  climáticas (como chuva, sol, vento etc), portanto, atribuído a ele, o domínio 
  sobre as estações do ano. É representado, nas casas Angola e Congo, por um 
  mastro com uma bandeira branca. Usa cores fortes, como: vermelho, azul, verde, 
  marron e branco, sua saudação: Nzara Kitembo - Kitembo Io (Gloria Kitembo - 
  Kitembo do Tempo).
  Tempo ou kitembo é um Nkise da nação de Angola, é o dono da bandeira de 
  Angola, que podemos ver em qualquer casa de Candomblé, perto do assentamento 
  de Tempo, uma grande vara com uma bandeira branca no topo. Tempo é o Nkise 
  senhor das estações do ano, regente das mutações climáticas. Ainda, é 
  considerado o Pai da Maionga, que é o banho usado pelos seguidores e iniciados 
  da Nação de Angola, tendo sua maior vibração justamente ao ar livre, ou seja, 
  no tempo. É exatamente ali, no tempo, que este banho feito de ervas, água do 
  mar, de cachoeira, de rio, chuva e outros elementares vai consagrar através de 
  tempo este iniciado. Tempo está associado à escala do crescimento, por isso 
  sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima, em referência ao 
  próprio tempo. Como expliquei, este Nkise rege as estações do ano e está 
  ligado ao frio, ao calor, a seca, as tempestades, ao ambiente pesado e ao 
  ambiente agradável. Conta uma lenda da Nação de Angola, que Tempo era um homem 
  muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, 
  este homem vivia reclamando e cobrando de Zambi que o dia era muito pequeno 
  para fazer e resolver tudo que quisesse. Um dia, Zambi lhe disse: “Eu errei em 
  sua criação, pois você é muito apressado.” Ele então respondeu a Zambi: “Não 
  tenho culpa se o dia é pequeno e as horas miúdas, não dando tempo para 
  realizar tudo que planejo”. A partir desse momento, Zambi então determinou que 
  esse homem passa-se a controlar o tempo. Tendo} domínio sobre os elementares e 
  movimentos da natureza. Assim nasceu o Nkise Tempo. 
  Matamba, Bamburussema, Nunvurucemavula.
  Trata-se de um Nkise feminino, uma Nkisi amê. É guerreira e está intimamente 
  ligada a morte, por conseguir dominar os mortos ( "Vumbe" ). Suas cores são o 
  vermelho e o marrom avermelhado, sua saudação: Nenguá Mavanju - Kiuá Matamba 
  (Senhora dos Ventos - Viva Matamba)
  Kisimbi, Samba, Dandalunda.
  Nkise feminino, uma Nkisi amê, representa a fertilidade, é a grande mãe. Seu 
  domínio é sobre as águas doces. Sua cor é o amarelo ouro e o rosa, sua 
  saudação: Mametu Maza Mazenza - Kisimbi ê (Oh, Mãe da Água Doce - Kisimbi ê)
  Kaitumbá, Mikaiá, Kokueto.
  Também um Nkise feminino, uma Nkisi amê, tem domínio sobre as águas salgadas ( 
  " Kalunga Grande" , o mar ). Sua cor: branco cristal, sua saudação: Kiuá 
  Kokueto - Mametu Ria Amaze Kiuá (Viva Kokueto, Mãe das águas -Viva)
  Zumbarandá.
  É um Nkise feminino, uma Nkisi amê, representa o início, vez que, é a mais 
  velha das mães. Também tem relação estrita com a morte. Sua cor: azul, sua 
  saudação: Mametu Ixi Onoká - Zumbarandá (Mãe da Terra Molhada - Zumbarandá)
  Wunje.
  É o mais novo dos Nkises. Representa a mocidade, a alegria da juventude. 
  Durante o toque para este Nkise, a dança se transforma numa grande 
  brincadeira, sua saudação: Wunje Pafundi - Wunje ê (Wunje Feliz - Bem Vindo)
  Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda.
  Nkise da criação, ora apresenta-se como jovem guerreiro, ora como velho 
  curvado. Está ligado a criação do mundo. Quando jovem tem como cores o branco 
  e o azul, ou branco e prata, quando de idade avançada, apenas o branco, sua 
  saudação: Kalaepi Sakula Lemba Dilê - Pembele (Quietos, Ai Vem o Senhor da Paz 
  - Eu te Saudo)
  Zambi, Zambiapongo.
  Não se trata de um Nkise, mas sim do Deus Supremo, o grande criador.
  Na Angola toma-se benção como: Mukuiú - responde: Mukuiú no Zambi Para os 
  NkisesKonzondiô - responde: Zambeuatala Para as Nkisi amêsEnuncy - responde: 
  Sendalá com Samburiká - Para Nzaze
  Munzenza - Iniciado
  Ndunbe - Abian
  Vumbi - Egun
  Dizungu Kilumbe - Saída de santo
  Dimba Inkice - Obrigações oferecidas aos Santos
  Kumbi Ngoma - Dias de toque
  Kufumala - Defumação
  Dizungu - Nlungu
  Ordem do barco: 
  Kamoxi Rianga - o primeiro
  Kaiai Kairi - o segundo
  Katatu Kairi - o terceiro
  Kakuãna Kauanã - o quarto
  Sukuranise - Troca das águas nas quartinhas
  Kota - Filhos com mais de 07 anos de feitura
  OS principais Nkisis no Brasil são:
  Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: - Intermediário entre os seres humanos e o 
  outros Nkisis (cf. Exú Orixá). Na sua manifestação feminina, é chamado Vangira.
  
  Nkosi, Roxi Mukumbe: - Nkisi de guerra e Senhor das estradas de terra. Mukumbe, 
  Biolê, Buré qualidades ou caminhos desse Nkisi. Ngunzu: - Engloba as energias 
  dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem 
  embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não 
  penetra. Kabila: - O caçador pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta. 
  Mutalambô, Lambaranguange: - Caçador, vive em florestas e montanhas, Nkisi de 
  comida abundante. Gongobira ou Gongobila: - Caçador jovem e pescador. 
  Mutakalambô: - Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, 
  onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores. Katendê: 
  - Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais. Nzazi, 
  Loango: - São o próprio raio, entrega justiça aos seres humanos. Kaviungo ou 
  Kavungo, Kafungê ou Kafunjê, Kingongo: - Nkisi da varíola, das doenças de 
  pele, da saúde e da morte. Nsumbu - Senhor da terra, também chamado de Ntoto 
  pelo povo de Kongo. Hongolo ou Angorô (masculino) e Angoroméa (feminino): - 
  Auxilia na comunicação entre os seres humanos e as divindades (representado 
  por uma cobra). Kindembu ou Nkisi Tempo: - Rei de Angola. Senhor do tempo e 
  estações. É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma 
  bandeira branca. Kaiangu: - Têm o domínio sobre o fogo. Matamba, Bamburussenda, 
  Nunvurucemavula: - Qualidades ou caminhos de Kaiangu. guerreira, comanda os 
  mortos (Nvumbe). Kisimbi, Samba_Nkisi: - A grande mãe; Nkisi de lagos e rios. 
  Ndanda Lunda: - Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo 
  e Kisimbi. Kaitumbá, Mikaiá, Kokueto: - Nkisi do Oceano, do Mar (Kalunga 
  Grande) Nzumbarandá: - A mais velha das Nkisi, conectada para morte. Nvunji: - 
  O mais jovem do Nkisi, Senhora da justiça. Representa a felicidade de 
  juventude e toma conta dos filhos recolhidos. Lembá Dilê, Lembarenganga, 
  Jakatamba, Nkasuté Lembá, Gangaiobanda: - Conectado à criação do mundo. O Deus 
  supremo e Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu; abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi, 
  divindades da Mitologia_Bantu. Essas divindades se assemelham a Olorun e 
  Orishas da Mitologia Yoruba, e Olorum e Orixá do Candomblé Ketu.