Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

 

  Os textos abaixo mostram uma visão extremamente superficial de nossos fundamentos.Os aspectos Teogônicos e Sacerdotais só são transmitidos em caráter iniciático e pessoal.

 Inkisses


 

 

 Aluvaiá

É aquele que abre os caminhos. Por isso é sempre o primeiro Inkisse a ser invocado nas aberturas dos trabalhos, nas oferendas e na leitura do oráculo dos búzios, simboliza a energia dinâmica, o impulso sexual, o fluido vital. Também esta associado a comunicação entre os homens e os Inkisses.


 Inkosse

É o desbravador de todos os caminhos. Tem a coragem, a força e a impetuosidade como atributos. Segundo os africanos, foi o criador do ferro da metalúrgica, tendo aberto novas perspectivas para a civilização humana. No sincretismo religioso está associado a São Jorge e Santo Antonio.


 Mutalambô

É o Inkisse provedor, cuja habilidade em caçar garante a alimentação de todos .Seus atributos são a fartura e a perseverança (afinal é preciso saber o hora certa para atirar a flecha).

Seus domínios são as matas. É considerado como o guardião da agricultura e da natureza. No sincretismo religioso está associado a São Jorge e São Sebastião.


 Katendê

Tem como atributos a cura e a magia. É o Inkise das folhas, e portanto das ervas medicinais.

De acordo com os mitos Africanos, ele é muito respeitado por todos os outros Deuses, pois até os Inkises dependem do poder das folhas para se revigorarem. As palavras que ativam o poder curativo das plantas é um mistério dominado exclusivamente pelos Sacerdotes de Katendê - Tata Kisabas

No sincretismo está associado a São Benedito


 Zaze

 Senhor dos raios, do fogo e das pedras. Zaze é um dos Inkisses mais populares do Brasil. Seus atributos são a firmeza de caráter, o senso de justiça, o amor e a verdade, o orgulho e a autoridade. No sincretismo está associado a São Francisco de Assis, São Jerônimo, São João Batista e São Pedro.

Ferramentas: Oxé ou machado para justiça
 


 Angorô

É o arco-íris que liga o céu e a terra, a serpente que fecunda o solo e gera riqueza. Feminino e masculino ao mesmo tempo, simboliza a interação das energias. Além disso, é da dualidade, do movimento, do girar incessante da vida, da perpétua renovação. Em forma de serpente, Angorô morde a própria cauda e assume uma forma circular que lhe permite manter o equilíbrio dos corpos celestes. No sincretismo religioso está associado a São Bartolomeu.

Sua indumentária possui um brajá com búzios com 3 cabaças guardando seus segredos, e uma lança com 2 cobras.


 Kavungo

Esse Inkisse, é o senhor da morte e da vida, da doença e da cura. No sincretismo  religioso, Kavungo está associado a São Lázaro.


Tempo

É o Nkisse Patrono da nação Angola.
Seus filhos são inteligentes, líderes responsáveis, temperamentais.Quando o tempo dança é um dos nkisse's mais garbosos, ágil, senhor de seus passos e decisão.


 Matamba

Tem os atributos da sensualidade, o dinamismo e coragem. É uma Deusa guerreira, representa sempre como uma mulher forte, que porta uma espada e um iruexim (uma espécie de xicote). Também é uma senhora dos nvumbis (eguns), os espíritos dos mortos. Seus domínios são os ventos, as tempestades, os raios e o fogo. No sincretismo religioso está associada a católica Santa Bárbara.

Sua indumentária é a espada curva (Alfanje) e o Erukere.


Dandalunda

Generosa e digna,  é a rainha de todos os rios. Vaidosa. É a dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino.
Dandalunda é a deusa mais bela e mais sensual do Candomblé. É a própria vaidade, dengosa e formosa, pacienciosa e bondosa, mãe que amamenta e ama.


 Vunje

 São Inkisses crianças, simbolizam a dualidade; o quente e o frio, a luz e a escuridão, o masculino e o feminino, o divino e o humano, o início e o fim. No sincretismo religioso, estão associados a Cosme e Damião.


Kaiá

 Seus atributos são a feminilidade, a generosidade, a abundância e a maternidade. No sincretismo religioso, está associada a Virgem Maria.
 


Zumbarandá

Zumbarandá, esta é um Inkisse muito antigo, que em diversos mitos aparece  como co-criadora do mundo (no mesmo patamar de Lembá ). Em muitas outras religiões brasileiras recebe o carinhoso apelido de Vovó. Tem como atributos a fecundidade, a riqueza e o ciclo de morte e renascimento. Seu domínio é a lama, mistura de terra e água que simboliza a origem da vida. No sincretismo religioso, está associada a Santa Ana, mãe de Maria.

Elemento controlador e genitor chamado Ibirim
.  


Lembá

Lembá – É o Pai Supremo, que separou o mundo material do mundo espiritual, criou os seres vivos. Tem o poder de reger a vida e a morte, e ao mesmo tem pó em que é bondoso e tolerante, também pode tornar-se firme e severo. No entanto, Lembá prefere sempre seguir o caminho do amor. Quando representado e sua forma jovem, Lembá recebe o nome de Lembá Dilê. Quando representado em sua forma velha, Lembá recebe o nome de Lembaranganga. No sincretismo, está associado a JESUS.

Ferramenta- Cajado ou Apaxoro.